A área de Tecnologia da empresa é 98% composta por ex-alunos de escolas profissionalizantes que participam dessa parceria.
Em janeiro, durante a colação de grau da EEEP José Maria Medeiros, a 3e recebeu uma menção honrosa dada pela instituição de ensino em razão da parceria, que tem a finalidade de fornecer uma primeira oportunidade profissional para os alunos. Na ocasião, Daniel da Silva, gestor de Tecnologia, área que tem selecionado esses jovens, nos representou.
Além dessa escola, a empresa também tem colaboração com a EEEP Comendador Miguel Gurgel, em contratos assinados com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Como resultado desse projeto que acontece desde 2016, entre 15 a 20 alunos tornaram-se estagiários, resolvendo tarefas reais diariamente.
Nesse sentido, dentro desse processo, as instituições de ensino têm o papel, através do curso profissionalizante, de desenvolver os estudantes com o conhecimento necessário. Por outro lado, a nossa empresa é o ambiente ideal para a aplicação prática do que foi aprendido, com o auxílio de profissionais experientes e a possibilidade de integrar esses jovens à equipe de forma definitiva. Atualmente, 98% da área de Tecnologia é composta de ex-alunos.
Um exemplo disso é a colaboradora Tamires Silva, que concluiu o estágio e o ensino médio no final de 2024 e hoje em dia é assistente de desenvolvimento web. Para ela, essa oportunidade de estágio foi importante para seu crescimento profissional:
“A 3e teve um papel fundamental na minha transição da adolescência para a vida adulta. Quando comecei como estagiária, aprendi muito, tanto no aspecto técnico quanto nas trocas que tive com a equipe. Em um mercado onde não é fácil encontrar empresas que abrem portas para jovens, a 3e foi diferente, me dando a oportunidade de crescer num ambiente tão colaborativo. Com a efetivação, vieram novas responsabilidades e desafios que ajudam a contribuir para o sucesso da 3e.”, declara.
Daniel destaca que essas colaborações entre a 3e e as escolas é uma forma de contribuir com as comunidades através da formação de novos talentos. “As parcerias entre a 3e e as escolas profissionalizante têm como foco o desenvolvimento de jovens talentos da comunidade. Além disso, contribuir com a formação deles é uma forma de retribuir à sociedade e fortalecer laços com a escolas”.