Os encontros receberam diversos especialistas do setor privado, governamental e da academia.
Durante as duas semanas de COP30, em Belém (PA), a 3e Soluções realizou a Casa Saberes da Amazônia, um fórum que aliou os temas da energia limpa, cultura ancestral e políticas públicas em seus debates para promover um futuro sustentável. Nesse ambiente foi possível estimular diálogos estratégicos, compartilhar soluções e estabelecer metas concretas para deixar como legado.
Em seis encontros diversos especialistas do setor privado, governamental e da academia participaram das discussões e puderam expor seus conhecimentos em painéis relevantes. Os assuntos abordados estavam ligados aos principais nortes do hub: uma transição energética justa e o desenvolvimento sustentável.
Na primeira semana os debates estavam voltados a energia elétrica, falando principalmente sobre descarbonização da matriz energética e universalização da energia elétrica para comunidades isoladas. Enquanto na segunda semana o foco maior era nos tópicos relacionados à sustentabilidade e inclusão social dos povos amazônicos para uma economia de valor.
Em cada um dos dias, após os diálogos, os participantes também tinham acesso a uma experiência gastronômica realizada por Maurício Façanha, empresário e divulgador da culinária amazônica. Nessas oportunidades era possível entender um pouco da cultura local através de pratos típicos da Amazônia, destacando a relação da população com os alimentos advindos da natureza.
Mauricio Gonçalves, CEO da 3e Soluções, destacou que a iniciativa da Casa Saberes da Amazônia foi positiva pois conseguiu compartilhar conhecimentos importantes para quem estava presente.
“A Casa Saberes da Amazônia é uma iniciativa que a 3e Soluções trouxe para a COP30 em Belém. Nesse espaço incrível a gente pôde durante seis dias compartilhar um pouco do que acreditamos: uma transição energética justa e inclusiva através de projetos que possamos levar mais dignidade. Nós levaremos desses encontros muita cultura, informação e, com certeza, um compromisso de colocar em prática tudo o que recebemos de conhecimento nesses dias”.