Cemig nas Escolas leva eficiência energética para comunidade escolar de Minas Gerais

Cemig nas Escolas leva eficiência energética para comunidade escolar de Minas Gerais

O projeto educacional é composto por três frentes de atuação: circuito de eficiência energética, formação de professores e gincana eficiente.

Desde outubro de 2023, a 3e Soluções executa para a distribuidora de energia Cemig o projeto “Cemig nas Escolas”, que promove o conhecimento sobre eficiência energética para alunos e professores de Minas Gerais. Somando todas as ações, a iniciativa educacional já beneficiou mais de 230 mil pessoas, 728 escolas e 171 escolas. 

Para chegar nesses números, a iniciativa dispõe de uma metodologia completa, prática e acessível para alunos e professores de instituições públicas de ensino. Nesse sentido, existem três frentes de atuação, com suas respectivas atividades e finalidades: Circuito de Eficiência Energética, Formação de Professores e Gincana Eficiente. 

O Circuito de Eficiência Energética é o segmento do projeto que percorre as escolas estaduais e municipais semanalmente, difundindo informações sobre hábitos mais conscientes relacionados ao uso da energia elétrica. Nessas visitas, facilitando o processo de aprendizagem dos alunos, são utilizadas as estruturas interativas desenvolvidas pela 3e das unidades móveis educacionais, tendas tecnológicas e apresentações teatrais.  

Já na Formação de Professores, de forma virtual e assíncrona, os educadores que tiverem interesse podem ser capacitados no tema da eficiência energética. Depois que adquirem esse conhecimento, os profissionais conseguem ser multiplicadores do assunto na sala de aula, utilizando recursos de ensino lúdicos e transmitindo o que aprenderam para os estudantes 

Por fim, a frente de atuação da Gincana Eficiente é uma competição intercolegial que reforça o conhecimento aprendido durante as visitas sobre atitudes e ações cotidianas mais sustentáveis. Além disso, também incentiva o trabalho em equipe e a integração entre instituições de ensinos da cidade. 

Para Evandro Silvestre, supervisor do Cemig nas Escolas, esse projeto é importante pois colabora para a formação de pessoas mais conscientes com suas atitudes e como elas impactam o planeta: 

“Multiplicar conhecimento é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis com o uso da energia elétrica. O projeto promove não apenas a redução de custos e desperdícios, mas também a criação de uma cultura sustentável alcançando toda a rede de relacionamento dos participantes”. 

Além disso, ele destaca que a 3e Soluções teve, durante o desenvolvimento da iniciativa educacional, e tem, atualmente na execução dela, diferenciais que colaboram para a excelência da difusão do conhecimento: 

“A 3e tem desenvolveu para a execução do Cemig nas Escolas uma metodologia prática e educativa, traduzindo conceitos técnicos de eficiência energética para a realidade escolar de forma acessível. Ademais, também tem o foco no impacto social, envolvendo toda a comunidade escolar para uma temática importante”.